A Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti (EMCAa), órgão ligado à Secretaria de Saúde, encontrou um ponto de descarte irregular de resíduos sólidos com mais de 100 pneus velhos. Os agentes de endemias seguiam em atividade de vistoria, quando se depararam com a situação em área localizada às margens da estrada José Frias Garcia (Jacuba), no Alto da Boa Vista.
No local também havia sofá, carcaça de televisor, armário, privadas e restos de construção. A preocupação do setor é com a exposição dos materiais à chuva, pois inúmeros foram classificados como criadouros do Aedes. As condições do espaço também favorecem a disseminação de animais peçonhentos e insetos, que acabam migrando para área periférica dessa região da cidade.
Todo o material foi recolhido. A carga encheu quatro carrocerias de caminhonete. Os pneus foram levados ao local adequado para depósito desse tipo de objeto, no Ecoponto, que fica na rodovia Vicente Sanches, em frente à Estação de Tratamento de Esgoto. O restante foi encaminhado ao aterro sanitário.
De acordo com o veterinário e responsável pela EMCAa, Lincoln Horita, situações como essa são mais comuns do que deveriam. Em ocorrências recentes, a equipe recolheu lonas, piscinas e, num único dia, foram encontradas dez carcaças de tv. Diante dos registros, parte do tempo de serviço dos agentes de endemias fica comprometido com o recolhimento dos materiais.
“Principalmente terrenos baldios e até calçadas vêm sendo usados por moradores para descartar todo tipo de material. Essa prática precisa ser banida. As consequências são drásticas ao meio ambiente e à própria população”, lamentou.
Fonte: Assessoria/Prefeitura